A TAP registrou prejuízo de € 119,7 milhões no primeiro semestre de 2019| Foto: Bigstock

O governo de Portugal, maior acionista da TAP Air Portugal, está em busca de um comprador para a fatia da Atlantic Gateway, dos empresários David Neeleman e Humberto Pedrosa. A informação foi divulgada pelo jornal português Expresso neste final de semana.  A Atlantic Gateway é dona de 45% da TAP.

De acordo com o jornal, o governo português está insatisfeito com a gestão de Neeleman, que também é dono da Azul Linhas Aéreas.  As tensões entre as partes se agravaram após a TAP registrar prejuízos de € 119,7 milhões no primeiro semestre deste ano, o pior desempenho da aérea portuguesa desde a sua privatização.

Neeleman pode estar aberto a vender suas ações na companhia portuguesa, mas as negociações tendem a ser difíceis por causa das condições do mercado. Duas candidatas à operação seriam a alemã Lufthansa e a americana United Airlines, mas enquanto a alemã “aporta como risco a possibilidade de retirar o hub de Lisboa”, a “United Airlines é americana e nenhum não europeu pode ter mais de 49,9 % de uma companhia aérea europeia”, diz o jornal.

Publicidade