Ministério da Educação (MEC) é um dos órgãos federais que deverão abrir concurso público em 2022.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ouça este conteúdo

Sem concursos públicos federais há três anos, o governo pretende contratar 41,7 mil novos servidores em 2022, informou o secretário especial do Tesouro e do Orçamento Federal, Bruno Funchal. Segundo ele, as contratações vão recompor a força de trabalho que se aposentou ou morreu nos últimos anos, e não guarda relação com o ano eleitoral.

“Temos um volume grande [de vagas] para agências reguladores e para o Ministério da Educação”, declarou, citando estudos feitos pela Secretaria de Gestão do Ministério da Economia. O anúncio foi feito nesta terça-feira (31) durante a divulgação do projeto da Lei Orçamentária Anual (Ploa) de 2022.

Apesar da previsão de retorno dos concursos, não há previsão de reajuste para o funcionalismo público federal, disse Funchal. Ele, no entanto, informou que isso pode mudar caso o parcelamento dos precatórios (dívidas do governo reconhecidas em definitivo pela Justiça) seja aprovado pelo Congresso, criando espaço no teto de gastos. Com informações da Agência Brasil.

Publicidade