Segundo a ministra Simone Tebet, projeto do novo arcabouço fiscal deve passar na Câmara ainda em maio e no Senado logo depois.| Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Ouça este conteúdo

A ministra Simone Tebet, do Planejamento, disse nesta quarta (26) que espera que o governo consiga sancionar o projeto do novo arcabouço fiscal ainda neste primeiro semestre, antes do início do recesso parlamentar em julho.

De acordo com o cronograma trabalhado pela equipe econômica, a nova regra fiscal deve ser aprovada na Câmara dos Deputados ainda em maio e no Senado em junho. Tebet diz que a tramitação será mais rápida entre os deputados, após a promessa do presidente Arthur Lira (PP-AL) colocar em pauta até o dia 10 de maio.

“Se nós tivermos o arcabouço até o final deste semestre aprovado, acredito que daremos uma grande sinalização ao mercado e aos investidores, e os números já se mostram positivos”, disse.

Publicidade

O projeto da nova âncora fiscal, entregue oficialmente ao Congresso na semana passada, foi bem visto pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, com quem o governo trava um embate por conta da manutenção da taxa básica de juros a 13,75%. A equipe econômica de Tebet e de Fernando Haddad, da Fazenda, espera que as mudanças no mecanismo de controle da dívida façam a autoridade monetária reduzir a Selic.

No entanto, Campos Neto disse aos senadores nesta terça (25) que não basta apenas a nova regra fiscal para diminuir a taxa de juros, e que não sabe quando deve começar a redução.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]