Consignado
Pelo menos onze bancos brasileiros, entre públicos e privados, suspenderam a concessão de empréstimos pelo consignado.| Foto: José Cruz/Agência Brasil

A Casa Civil informou na noite desta segunda-feira (20) que uma nova reunião será marcada para definir a taxa ideal para o consignado. O anúncio foi feito após o encerramento da reunião com representantes de bancos públicos e do governo, sem um consenso sobre o valor máximo dos juros do consignado para aposentados do INSS. Há uma especulação de que o valor vai ser acima dos atuais 1,70% e abaixo de 2,14%, como era antes.

“Ficou acordado que uma nova reunião será realizada até sexta-feira. A expectativa é chegar a um acordo sobre a taxa”, informou a Casa Civil.

Segundo a Casa Civil, o ministro da Previdência, Carlos Lupi, irá convocar uma nova reunião do Conselho Nacional da Previdência Social para discutir o tema na próxima semana.

O governo vem tentando buscar um “meio-termo” para o teto de juros dos consignadas, após dez instituições financeiras suspenderem as operações de linhas de crédito consignado para os beneficiários do INSS. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) chegou a mencionar que “os novos tetos têm elevado risco de reduzir a oferta do crédito consignado”.