Ouça este conteúdo
Durante rápida fala em coletiva de imprensa de divulgação dos dados do Caged de janeiro de 2021, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que "há sinais em toda a parte que a economia brasileira está decolando". Desde o ano passado, Guedes fala em uma retomada em V da economia, ou seja, de uma recuperação rápida após uma queda abrupta, causada pela pandemia de Covid-19.
Os sinais da recuperação em V, segundo o ministro, seriam: a criação de 143 mil vagas formais de emprego em 2020, segundo dados do Caged; a geração de 260 mil vagas em janeiro de 2021, também de acordo com o Caged; a alta de 1,04% do IBC-Br, índice do Banco Central considerado uma "prévia" informal do PIB, em janeiro de 2021; e a arrecadação de impostos, dado que ainda será divulgado pela Receita Federal.
Guedes não comentou sobre o aumento de casos de Covid-19 e sobre as medidas de restrição da atividade econômica, que devem impactar o resultado da economia neste fim do primeiro trimestre. Ele defendeu a aceleração da vacinação em massa para retorno seguro ao trabalho.