O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta quinta-feira (5) que o auditor-fiscal Carlos Higino Ribeiro de Alencar será o presidente do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). O órgão é uma espécie de "tribunal" da Receita Federal, responsável pelo julgamento de questões tributárias.
O ministério afirmou, em nota, que os trâmites para a nomeação oficial de Carlos Higino já estão em andamento. Ele é graduado em Economia pela Universidade de São Paulo (1994) e em Direito pela Universidade Federal do Ceará (2003). E atua como auditor-fiscal da Receita Federal desde 1997.
Foi ministro interino e Secretário-Executivo da Controladoria-Geral da União (CGU), Secretário de Estado de Transparência e Controle do Distrito Federal e Secretário-Executivo da Comissão de Ética Pública da Presidência da República.
Na Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, foi diretor, coordenador-geral e chefe de divisão, além de membro titular, representando a Receita Federal no Comitê de Monitoramento e Avaliação de Subsídios da União (CMAS). Atuou, ainda, como presidente do Conselho Fiscal do Serpro e da corretora do Banco Regional de Brasília (BRB).