Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Articulação

Haddad pede renúncia de presidente do Banco do Brics para indicar Dilma Rousseff, diz jornal

Haddad Dilma Brics
Ministro da Fazenda tenta convencer atual presidente do banco a renunciar ao cargo para viabilizar indicação de Dilma Rousseff. (Foto: André Coelho/EFE)

Ouça este conteúdo

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, estaria tentando convencer o atual presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), Marcos Troyjo, a renunciar ao cargo para indicar a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), segundo informações do jornal Valor Econômico. O mandato de Troyjo vai até 2025.

A troca no comando da instituição conhecida como Banco do Brics, grupo de países que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, seria por conta das relações exteriores que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer estabelecer com as nações.

A presença de Troyjo no cargo, dizem integrantes da Fazenda, criou uma “saia justa” na relação com o Brasil, já que ele foi indicado pelo ex-ministro da Economia, Paulo Guedes. O presidente do NBD é também um crítico de Lula.

Segundo apuração do jornal, Haddad já teria conversado com ele pelo menos duas vezes, mas Troyjo resiste à ideia de renunciar ao cargo, o que levaria o Brasil a propor uma destituição aos demais países-membros do banco. Ele não respondeu aos pedidos de informações.

Já a assessoria de Dilma Rousseff afirmou que a possível indicação ao cargo não passa de especulação. Ela teria sido resistente em um primeiro momento, já que a sede do NBD fica em Xangai, na China. No entanto, mudou de ideia devido à conjuntura econômica atual.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.