O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), disse nesta quinta-feira (5) que não existe proposta para criação de uma moeda única entre os países que fazem parte do Mercado Comum do Sul (Mercosul). Na terça-feira (3), de acordo com o g1, o embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, afirmou que discutiu com Haddad a eventual criação da moeda comum - o que agora foi negado pelo ministro da Fazenda.
“Não existe uma moeda única, não existe essa proposta, vai se informar primeiro”, afirmou Haddad a jornalistas ao ser questionado sobre a questão. A declaração foi publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo e ocorreu após o encerramento da cerimônia de posse de Simone Tebet no Ministério do Planejamento e Orçamento.
Mesmo com a hipotética criação, o embaixador disse que cada país continuaria a ter também a sua própria moeda, ainda de acordo com o g1.
Por meio das redes sociais, Scioli destacou que outro tema da reunião foi o financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para as próximas etapas do gasoduto Néstor Kirchner. Segundo o embaixador, a obra "permitirá o abastecimento sustentável de gás ao Brasil e o equilíbrio da balança comercial [da Argentina]".