Ouça este conteúdo
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, voltou a defender nesta sexta-feira (19) a diminuição da taxa básica de juros, a Selic. O ministro disse que o país está pronto para iniciar um ciclo de queda nos juros. "Nós achamos que tem espaço para começar um ciclo [de queda nos juros] mas, enfim, tem uma equipe técnica ali [no Comitê de Política Monetária do BC] que está formada, e que nós procuramos respeitar", disse. Ele participou de um evento promovido pelo Banco Central.
Segundo Haddad, a Fazenda já apresentou ao BC dados que mostram que a economia do país comportaria a redução dos juros, informou a Agência Brasil. "Pelo comportamento do juro futuro, do câmbio, e da própria inflação, e isso no momento em que a economia demonstra que não está desaquecida, como se pensava no começo do ano, ela está desaquecendo porque as taxas são muito elevadas", afirmou.
No entanto, Haddad ressaltou que o debate sobre a política de juros não pode ser uma “afronta” ao Banco Central. O ministro afirmou que o ministério e o BC devem trabalhar em harmonia. "Nós temos que compreender que discutir política monetária não é afrontar a autoridade monetária. Muito pelo contrário, todos que estão nessa sala e nos assistindo sabem que estamos concorrendo para o mesmo objetivo", disse.
Segundo Haddad, o ministério e o BC devem se comportar como dois braços do mesmo organismo. "Lembrando que não há uma mão mais importante do que a outra, e não há uma que é reativa à outra, as duas mãos têm que trabalhar ativamente em proveito de uma regulação adequada", apontou.