O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (26) que a senadora Simone Tebet (MDB-MS) é "muito qualificada" e não vê "nenhuma dificuldade" em ela assumir o Ministério do Planejamento. "A Simone é uma política muito qualificada, é uma pessoa que sabe trabalhar em equipe, é uma pessoa enfim que estava concorrendo à presidência da República, com muita respeitabilidade", disse Haddad.
"Não vejo nenhuma dificuldade em relação a isso [ela assumir a pasta]. Muito pelo contrário, acho que é uma pessoa que somou durante a campanha", acrescentou. Haddad se reuniu com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para definir a composição da equipe econômica. A expectativa é de que Tebet converse com Lula nesta terça (27).
O futuro ministro da Fazenda afirmou ainda que o economista André Lara Resende recusou o convite de Lula para assumir o Ministério do Planejamento. "Ele conversou com o presidente e declinou que não tinha intenção de participar do governo", disse Haddad. Lara Resende, um dos criadores do Plano Real, era um dos principais cotados para assumir pasta, sua indicação era vista como um aceno ao mercado financeiro.