Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Arcabouço

Haddad se reúne com líderes do Senado antes de apresentar nova regra fiscal nesta quinta (30)

Haddad
Projeto da nova regra fiscal foi finalizado com Lula e agora será apresentado por Haddad aos senadores. (Foto: Ricardo Stuckert/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

O ministro Fernando Haddad, da Fazenda, se reúne com líderes do Senado na manhã desta quinta (30), por volta das 9h, para apresentar o projeto do novo arcabouço fiscal finalizado após reuniões com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), membros do governo e do PT e líderes da Câmara dos Deputados na quarta (29).

De acordo com a agenda oficial do ministro, Haddad vai apresentar ao presidente Rodrigo Pacheco (PSD-MG) as linhas e parâmetros que preveem a equalização das contas públicas já a partir de 2024. Segundo informações preliminares da nova regra fiscal, a meta é zerar o déficit público no ano que vem e fechar as contas no azul em 0,5% do PIB em 2025 e 1% em 2026.

"É uma proposta moderna, em linha com o que de mais avançado vem sendo praticado no mundo em desenvolvimento e desenvolvido, e eu penso que vai dar para o país uma trajetória de desenvolvimento sustentável, tanto do ponto de vista fiscal como do ponto de vista social", disse o ministro na saída do Ministério.

O projeto ainda pode receber modificações durante a tramitação no Congresso, mas a expectativa é de os presidentes da Câmara e do Senado orientem os parlamentares a não fazerem alterações significativas no projeto.

Logo depois da reunião com os líderes do Senado, às 10h30, Fernando Haddad vai apresentar oficialmente à imprensa o conteúdo da nova regra fiscal, explicando detalhadamente as metas e parâmetros, que preveem ainda os investimentos previstos na Constituição para as áreas de educação (18%) e saúde (15%), com gastos do governo alcançando no máximo 70% das receitas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.