O ministro Fernando Haddad, da Fazenda, embarca para o Japão na noite desta segunda (8) para participar de uma reunião do G7 que vai discutir, entre outros temas, a reforma do Banco Mundial e a macroeconomia de países emergentes. O voo está previsto para partir às 21h30 do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, com chegada em Tóquio na terça (9).
Haddad foi convidado pelo chamado “Grupo dos Sete”, as sete maiores economias do mundo, junto de outros ministros de finanças e chefes de bancos centrais dos países que formam o bloco. Outros países de fora do G7 também foram convidados, como representantes da Indonésia e da Índia.
Segundo a pauta da viagem divulgada pelo Ministério da Fazenda na última semana, as sessões da reunião começam na sexta (12). O encontro que vai discutir a reforma do Banco Mundial terá a presença da secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen.
Nas outras reuniões, estão previstos temas como política industrial verde, o futuro do Estado de bem-estar social e o desafio do financiamento na área de infraestrutura.
Nos outros dias da semana, Haddad terá reuniões bilaterais com outros ministros de Estado, como Nirmala Sitharaman, da Índia. A reunião vai alinhar a atual presidência do G20, exercida pelo país asiático, com a próxima, que será do Brasil.
Há na agenda, ainda, uma reunião com o ministro da economia do Japão, Yasutoshi Nishimura. Haddad retorna ao Brasil no sábado (13).