O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) afirmou que vai analisar o novo pedido da Petrobras para exploração de petróleo na bacia da foz do Amazonas. Após ter o pedido de licenciamento negado pelo órgão, a estatal reapresentou a solicitação na quinta (25).
"O Ibama informa que recebeu nesta quinta-feira (25/05) a reapresentação de Pedido de Expedição de licença ambiental para atividade de perfuração marítima no Bloco FZA-M-59, na Margem Equatorial Brasileira, pela Petrobras. O Instituto vai analisar novamente a proposta e discutir tecnicamente as alterações apresentadas no novo pedido", disse o Ibama em nota divulgada na sexta-feira (26), informou o portal g1.
No último dia 17, o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, negou a licença solicitada pela companhia. “Não restam dúvidas de que foram oferecidas todas as oportunidades à Petrobras para sanar pontos críticos de seu projeto, mas que este ainda apresenta inconsistências preocupantes para a operação segura em nova fronteira exploratória de alta vulnerabilidade socioambiental”, disse Agostinho ao negar a licença ambiental.