Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Alíquota única

Bolsonaro envia ao Congresso projeto que altera ICMS sobre combustíveis

ICMS sobre combustíveis
Aumentos de preço constantes na bomba causam insatisfação entre os caminhoneiros. (Foto: Arquivo/Gazeta do Povo)

Ouça este conteúdo

O Palácio do Planalto enviou nesta sexta-feira (12), ao Congresso, um projeto prometido pelo presidente Jair Bolsonaro que altera a cobrança do ICMS sobre combustíveis, um tributo estadual. O objetivo é tentar reduzir o preço do diesel na bomba, motivo de insatisfação dos caminhoneiros. A proposta do governo estabelece uma alíquota única do ICMS para todos os estados. Essa alíquota pode variar entre os combustíveis e será definida pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). Hoje, cada estado define sua alíquota, que varia de 17% a 32%.

O texto também determina que o imposto será cobrado sobre um valor fixo por litro do combustível. Esse modelo já é adotado para os impostos federais. Mas no imposto estadual a alíquota é aplicada sobre um porcentual do preço. Ou seja, o ICMS será cobrado por litro, assim como é o PIS/Cofins, um tributo federal, e não mais por preço.

A proposta também diz que o imposto será pago na refinaria para todos os combustíveis. Hoje, isso já ocorre para a gasolina, mas o imposto sobre o álcool é pago pelas distribuidoras.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.