A partir de janeiro de 2020, o iFood, foodtech líder da América Latina, começará a entregar comida por um robô autônomo, que está sendo desenvolvido em parceria com a Synkar, empresa especializada em inteligência artificial, de Ribeirão Preto (SP). Os . O robô que está sendo projetado para atender as especificações da operação. Os veículos 100% elétricos e terão capacidade para transportar até 30kg, com autonomia de 12 horas de trabalho.
“O uso de robôs autônomos é um passo em direção à aplicação de inteligência artificial para uma experiência de entrega ainda mais eficiente. É com o olhar para o futuro que estamos sendo pioneiros em testar equipamentos autônomos para entregas, garantindo otimização logística pela complementaridade com outros modais. Depois dos primeiros três meses de teste, teremos uma ideia mais concreta de como poderemos escalar”, conta Fernando Martins, gerente de Inovação Logística do iFood.
Durante a fase de testes, o veículo autônomo fará a primeira etapa do deslocamento total da entrega, fazendo a retirada do pedido no restaurante, localizado dentro da praça de alimentação, e levará até o iFood Hub, estrutura física onde o entregador retira os pedido e seguirá com a entrega por moto ou bike, por exemplo. A próxima fase dos testes com o robô contemplará a última etapa da entrega, que compreende em receber o pedido pelo entregador e deslocá-lo até o consumidor dentro de grandes condomínios residenciais.
Para viabilizar o projeto em shoppings, o iFood firmou parceria com a Aliansce Sonae Shopping Centers para a instalação de pontos para retirada de pedidos nos shoppings do grupo — em uma estratégia de omnicanalidade. Nos próximos meses, o Parque D. Pedro Shopping, em Campinas (SP), e o Shopping Leblon, no Rio de Janeiro (RJ), receberão os hubs.
“O uso de robôs autônomos é um passo em direção à aplicação de inteligência artificial para uma experiência de entrega ainda mais eficiente. Depois dos primeiros três meses de teste, teremos uma ideia mais concreta de como poderemos escalar”, afirmou Fernando Martins, gerente de inovação logística do iFood, em Osasco (SP).
Parceria com o Google
Além de investir em novos modais, o iFood anunciou parceria com o Google para receber pedidos de comida via comando de voz. A integração com o Google Assistente deve estar disponível para os usuários nas próximas semanas.
Há seis anos no mercado, a startup brasileira atende atualmente 116 mil restaurantes em todo país e conta com 83 mil entregadores. Com isso, atinge a marca de 21,5 milhões de pedidos mensais. "Nenhuma empresa de food delivery cresce tão rápido", disse Fabricio Bloisi, CEO do Grupo Movile, empresa que controla o aplicativo.