Ouça este conteúdo
O secretário executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, foi eleito presidente do Conselho de Administração do Banco do Brasil nesta sexta (12). Ele é também um dos indicados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ocupar a diretoria de política monetária do Banco Central, mas ainda depende de sabatina no Senado para tomar posse.
Galípolo passa a chefiar o conselho do banco estatal junto da agora vice-presidente Anelize de Almeida, procuradora da Fazenda Nacional desde 2006. A eleição da dupla foi divulgada aos acionistas do Banco do Brasil durante a tarde através de um fato relevante ao mercado (veja na íntegra).
Gabriel Galípolo foi indicado ao BC por intermédio do ministro Fernando Haddad, e é visto pelo governo como um caminho para “permitir uma coordenação maior das políticas fiscal e monetária no sentido de integrar mais, de dar uma perspectiva uniforme para o país, um direcionamento único”, disse Haddad na última segunda (8).
A expectativa de Lula é que Galípolo influencie nas decisões do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, responsável por formular a taxa básica de juros do país. Desde o começo do governo, o presidente vem travando uma campanha pela redução da Selic, endereçando críticas constantes contra Roberto Campos Neto, que preside a autoridade monetária.