A inteligência artificial aplicada à gestão de frotas é a novidade apresentada pela empresa de soluções de mobilidade para o mercado urbano Ticket Log, vinculada à Edenred Brasil. Personalizado na figura de um boneco chamado Ted, a solução permite analisar dados cadastrais e transacionais dos clientes e apontar possibilidades de otimização no gerenciamento de custos.
Até o final de 2019, a tecnologia poderá realizar dez ações diferentes – número que vai dobrar em 2020. Algumas das habilidades já disponíveis são suspender cartões sem uso, sugerir postos com preços melhores, identificar gastos acima do normal baseado no preço do litro do combustível, negociar preços e apontar qual a melhor aposta em combustível para carros flex. A ideia é reduzir o trabalho operacional e analítico dos gestores.
Segundo Douglas Pina, head de mercado urbano da divisão de frota e soluções e mobilidade que apresentou o produto durante seu lançamento no Welcome Tomorrow, em São Paulo, apontou que testes realizados com a gestão de frotas de uma empresa farmacêutica identificou a possibilidade de economizar cerca de R$ 40 mil.
A tecnologia, que também integra o machine learning, tende a melhorar sua eficácia conforme o volume de dados fornecidos pela empresa aumenta.