Com a Selic no nível mais baixo da história, investidores que se habituaram com sonhados rendimentos de 1% ao mês vão levar três vezes mais tempo para dobrar seu patrimônio caso não se readaptem ao mercado, de acordo com o diretor comercial e sócio da XP Investimentos, Gabriel Leal.
O especialista abriu o Expert Talks, evento realizado pela empresa em Florianópolis, dando o tom de que a cultura do investimento no país – ainda puxada pela poupança - precisará de uma guinada, caso o investidor deseje manter os mesmos níveis de ganhos aos quais se acostumou no passado "por um simples motivo, o histórico cultural de juros altos, investimento de alto retorno com alta liquidez e baixo risco”.
Segundo Leal, esse antigo cenário brasileiro, de juros reais da ordem de 7% que faziam com que o investidor demorasse 11 anos para dobrar seu patrimônio, deixou de existir e não deve voltar – ao menos tão cedo. O novo panorama: juros reais de 2% (se tão “altos”), o que transforma aqueles 11 anos em 35 e já força uma mudança de mindset, abandonando opções confortáveis por outras mais vantajosas.
*A jornalista viajou a convite da organização do evento.