Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Isenção do ICMS

Câmara aprova regras de compensação da Lei Kandir para encerrar litígio entre estados

Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que formaliza acordo entre a União e os estados para encerrar disputas judiciais geradas pela Lei Kandir.
Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que formaliza acordo entre a União e os estados para encerrar disputas judiciais geradas pela Lei Kandir. (Foto: Divulgação / Câmara dos Deputados)

Ouça este conteúdo

A Câmara dos Deputados aprovou, por 408 votos a 9, o projeto de lei complementar 133/20, do Senado, que formaliza o acordo entre a União e os estados para encerrar disputas judiciais geradas pela chamada Lei Kandir. A proposta que agora segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro prevê o repasse progressivo de R$ 58 bilhões pelo governo federal entre 2020 e 2037 para estados e municípios como compensação pelas perdas com a isenção do ICMS sobre exportações. O projeto projeta ainda a transferência de R$ 4 bilhões condicionada a dois leilões de campos de petróleo.

A polêmica existe desde 1996, quando a Lei Kandir (Lei Complementar 87/96) exonerou as exportações de todos os tributos, inclusive estaduais, e remeteu a uma outra lei complementar como seriam feitas as compensações aos estados e ao Distrito Federal.

Nesse período, o Congresso não votou essa lei e vários estados entraram, junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO), pois a existência da lei estava prevista na Constituição desde 2003 (Emenda Constitucional 42/03). Essa emenda previa repasses anuais provisórios enquanto não houvesse uma lei definitiva. As informações são da Agência Câmara.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.