Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Montadora vai fechar fábrica em Jacareí

Liminar suspende demissões de 580 funcionários da Caoa Chery

Trabalhadores da Caoa Chery, em Jacareí (SP), foram comunicados de demissões por e-mail e telegrama na quarta-feira (25). (Foto: Caoa Chery/Divulgação)

Ouça este conteúdo

A Justiça do Trabalho de São José dos Campos (SP) concedeu uma liminar ao Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região suspendendo a demissão em massa realizada esta semana pela Caoa Chery, em Jacareí (SP). A decisão foi do juiz Lucas Cilli Horta, da 2ª Vara do Trabalho. Em caso de descumprimento da liminar, retroativa a 24 de maio, a montadora estará sujeita à multa diária de R$ 50 mil.

A decisão é uma resposta à ação civil pública movida pelo Sindicato dos Metalúrgicos questionando as demissões de 580 funcionários da montadora. Os trabalhadores teriam sido comunicados das demissões na quarta-feira (25), por meio de telegramas e e-mails. Os cortes foram feitos em meio às negociações mediadas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e que ainda estão em curso. Na liminar, o juiz avaliou que dispensas coletivas devem ter prévia negociação, considerando-se o impacto social que causam.

Desde o início das negociações, o Sindicato propõe cinco meses de layoff e mais três meses de estabilidade como forma de preservação dos empregos. Exige também a permanência da montadora no município. Já a empresa insiste em pagar apenas uma indenização social de sete a 15 salários nominais a cada funcionário demitido.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros