O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), voltou a defender a lei que deu autonomia ao BC.| Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados.
Ouça este conteúdo

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta quarta-feira (15) não ver possibilidade de mudança na lei de autonomia do Banco Central (BC) no Congresso. O deputado participou de um evento promovido pelo BTG Pactual, em São Paulo. "Não vejo nenhuma possibilidade de mudança com relação à independência do Banco Central", disse. Ele reforçou que a independência da autoridade monetária é "um avanço, uma conquista dos últimos anos".

Lira avalia ainda que o diálogo entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente do BC, Roberto Campos Neto, pode resolver o assunto com sensatez, informou a Agência Câmara. Membros do governo têm criticado Campos Neto por não rever a taxa de juros e a manutenção das metas de inflação.

“Esse tema foi um avanço, uma conquista nos últimos anos, o Brasil caminha na direção do que o mundo pensa. Agora, ninguém está acima de qualquer crítica. São duas pessoas que vão dialogar [Lula e Campos Neto]. E eu não vejo nenhum problema do presidente Roberto ir ao Congresso, tenho certeza de que, se ele for, se houver um convite, com bastante sensatez, essas coisas serão esclarecidas”, disse.

Publicidade

Lira criticou as discussões públicas sobre o tema. “Essas tratativas públicas não ajudam na macroeconomia, na economia a curto prazo. A gente precisa trazer esse debate para o bastidor, ajustar o que precisa ajustar”, afirmou.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]