O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse durante coletiva de imprensa concedida nesta terça-feira (26) que quer "matar o leão dos precatórios [PEC que prevê o parcelamento das dívidas da União] e do novo programa social [Auxílio Brasil]" ainda nesta semana. A matéria entrou na pauta da Câmara nesta terça, mas até 17h40 do dia, não havia sido apreciada.
Segundo Lira, o texto da PEC estará pronto para ser votado no Plenário da Casa na quarta. "O texto todos conhecem, as incertezas até a aprovação vão continuar, as versões vão continuar. Amanhã teremos um texto [da PEC dos precatórios], aprovado ou não, para dar solução ao espaço discricionário do teto e a criação de um programa temporário", disse ele.
O texto-base do parecer do relator Hugo Motta (Republicanos-PB) à PEC dos precatórios foi aprovado pela comissão especial designada para analisar o texto no último dia 21, por 23 votos favoráveis a 11.
Ainda durante a coletiva, o deputado afirmou respeitar o teto de gastos, mas disse "que um programa permanente necessitava de uma fonte para ser criado esse ano". Sobre a revisão do teto, ele disse tratar-se de uma prática “absolutamente legal, dentro de uma operação constitucional, que precisa de um quórum especial para ser aprovado".