Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Varejo

Justiça decreta falência da Livraria Cultura por irregularidades na recuperação

Livraria Cultura falência
Decisão da justiça afirma que Livraria Cultura forneceu informações incompletas no processo de recuperação judicial. (Foto: Hugo Harada/Arquivo/ Gazeta do Povo)

Ouça este conteúdo

A rede Livraria Cultura teve a falência decretada nesta quinta (9) por falta de cumprimento dos termos do compromisso de recuperação judicial firmado em 2018 com a 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo. A empresa ainda pode recorrer da decisão. (veja na íntegra)

Na decisão do juiz Ralpho Waldo de Barros Monteiro Filho, a Livraria Cultura não conseguiu superar a crise econômica que, na época do pedido de recuperação, já acumulava uma dívida de R$ 285,4 milhões. Ele alega que a administradora da rede não vinha prestando todas as informações necessárias no processo, como o pagamento de créditos trabalhistas e movimentações financeiras dos sócios.

“Está muito evidente que as devedoras não estão empregando esforços para o seu soerguimento, em conduta diametralmente oposta à prevista pela LRF”, disse o magistrado.

No despacho, o juiz afirma, ainda, que a rede justificou as dificuldades por conta de “sua crise econômico-financeira, a profunda crise econômica enfrentada pelo país desde meados de 2014, a queda da demanda entre os consumidores brasileiros pela aquisição de livros e pelo desenvolvimento do interesse pela leitura como hobbie na população, assim como o aumento nos custos de produção, os quais aduziram as empresas que não poderiam ser repassados ao produto final, razão pela qual foi necessária a estagnação dos preços dos produtos, bem como foi preciso que a empresa Livraria Cultura S.A. suportasse quase integralmente a pressão inflacionária, reduzindo as margens de lucro e faturamento”.

O juiz determinou, ainda, que todos os bens da rede, documentos e livros, sejam identificados e avaliados, além do bloqueio de contas da holding que controla a livraria.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.