A empresária Luiza Helena Trajano, presidente do conselho de administração do Magazine Luiza, foi escolhida como uma das 25 mulheres mais influentes do mundo pelo Financial Times. Ela é a única brasileira da lista de 2021 do jornal inglês. O texto destaca a trajetória de Trajano, que começou a trabalhar aos 17 anos na loja da família, em Franca (SP), e transformou o negócio em uma das mais importantes varejistas da América Latina.
"Uma das mulheres de negócios e líderes sociais mais notáveis do país, Trajano é uma inspiração para empreendedores em todos os lugares", diz a publicação. Em setembro, a empresária também foi a única brasileira na lista da Time de 100 pessoas mais influentes do mundo.
O Financial Times apontou que o grupo Magazine Luiza é avaliado atualmente em mais de US$ 10 bilhões, e emprega cerca de 40 mil pessoas. O texto também cita as especulações sobre a possibilidade de Luiza Trajano ser candidata à presidência da República. No entanto, a empresária diz não estar interessada.
Além disso, a atuação de Trajano em questões sociais, como igualdade de gênero e raça também é reconhecida. "Trajano acredita piamente no dever dos negócios de dar o exemplo em questões sociais e defendeu a igualdade de gênero e raça com paixão - notável em um país com grande desigualdade social e onde a elite empresarial costuma ser acusada de viver em uma bolha", afirmou a jornalista Gillian Tett, que escreveu o perfil da empresária.