O presidente Luiz Inácio Lula da Silva.| Foto: Sedat Suna/EFE.
Ouça este conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (7) que o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, deve explicações ao Congresso Nacional. A declaração foi feita pelo mandatário durante um café da manhã com representantes de veículos da mídia independente. Lula já havia criticado o BC nesta segunda (6) pela manutenção da taxa básica de juros (Selic) em 13,75% ao ano.

“Eu não discuto com o presidente do Banco Central. Eu fiz duas críticas à imprensa. Ele deve explicações não a mim. Ele deve explicações ao Congresso Nacional, a quem o indicou. É verdade que temos duas pessoas no Conselho Monetário Nacional e tem mais gente para a gente indicar no Banco Central”, disse.

Durante o evento desta manhã, Lula disse que agora a culpa pelos juro é do Banco Central. “Ele [Campos Neto] tem mais responsabilidade que o [Henrique] Meirelles tinha no meu tempo. Porque naquele tempo que o Meirelles era do Banco Central, era fácil jogar a culpa no presidente da República. Agora não. Agora a culpa é do Banco Central”, afirmou Lula.

Publicidade

“Porque o presidente não pode trocar o Banco Central. É o Senado que pode mexer ou não”, disse. O presidente disse ainda que só esteve uma vez com Campos Neto e espera que os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e do Planejamento, Simone Tebet, estejam “acompanhando a situação do Brasil”.

“Eu não conheço ele bem, eu só tive uma única vez com ele, eu sempre parto do pressuposto de que as pessoas são de boa fé, de boa vontade. Quer acertar, consertar a economia brasileira, que a economia precisa voltar a crescer, que os juros precisam ser acessíveis pela parte dos investidores brasileiros. Eu espero que o Haddad esteja acompanhando, a Simone esteja acompanhando e que ele próprio esteja acompanhando a situação do Brasil”, afirmou.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]