O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (28) que o governo apresentará uma lei para igualar o salário entre homens e mulheres que exerçam uma mesma função. A declaração foi feita durante evento no Palácio do Planalto para a reativação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).
"No Dia das Mulheres, a gente vai apresentar definitivamente a tal da lei que vai garantir que a mulher, definitivamente, receba o salário igual o homem se ela exercer a mesma função do homem”, disse. Em seu discurso, o presidente afirmou que a legislação trabalhista atual tem "tantas nuances" que dificulta a igualdade no pagamento de homens e mulheres.
“Toda hora que você vai procurar essa lei parece que ela existe, mas tem tanta nuance, tanta vírgula, que tudo é feito para a mulher não ter o direito. Ou seja, então é preciso fazer uma lei que diga, sabe, a mulher deve ganhar o mesmo salário do homem se exercer a mesma função e pronto. Não tem vírgula. Se não pagar vai ter que ter alguém para fiscalizar. E esse alguém será a Justiça do Trabalho, o Ministério do Trabalho para que a gente possa fazer o Brasil entrar no hall dos países civilizados em que as pessoas sejam tratadas com respeito”, declarou Lula.