Lula visitou o Complexo Naval de Itaguaí, na região metropolitana do Rio de Janeiro.| Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil.
Ouça este conteúdo

O Palácio do Planalto informou nesta quinta-feira (23) que o governo federal vai anunciar um programa nacional de desenvolvimento focado em infraestrutura durante a comemoração dos 100 dias do novo governo Lula. Apesar de ainda não ter um nome oficial, o plano está sendo chamado de “novo PAC”, em referência ao Programa de Aceleração do Crescimento realizado nos mandatos anteriores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Quando formos anunciar o que aconteceu nos 100 dias, vamos apresentar um outro programa de desenvolvimento para esse país. Nós temos de fazer estradas, fazer pontes, fazer ferrovias, cuidar de saneamento, cuidar do tratamento da água, da saúde, da educação, tem tudo para fazer. Eu fui eleito para fazer. Eu vou fazer”, afirmou o petista em visita ao Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro, onde são construídas embarcações do Programa de Submarinos da Marinha (Prosub).

Na visita, Lula conheceu o submarino Humaitá, que está em fase final de testes no mar. A previsão é que ele seja entregue para as operações da Marinha ainda este ano, informou a Agência Brasil. “Uma forte indústria de Defesa contribui com a articulação das nossas Forças Armadas. Quanto mais preparada ela estiver, mais vai cuidar da nossa soberania, da nossa fronteira, do nosso espaço aéreo, da nossa floresta, das nossas riquezas minerais”, disse o mandatário.

Publicidade

Em nota, o Planalto afirmou que o presidente tem dito a equipe para pensar a partir de pontos de vista de resolução de desafios. “Se não tem dinheiro para tudo, vamos ter de arrumar. Se não tem dinheiro e existem fundos que não estão sendo utilizados, vamos tentar utilizar. Se não tem dinheiro do Orçamento, vamos buscar Parcerias Público-Privadas para que a gente possa fazer os investimentos que o Brasil precisa”, afirmou.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]