Evento já foi reconhecido pela revista Forbes como o maior espaço de debate político, econômico e social da América Latina
Evento já foi reconhecido pela revista Forbes como o maior espaço de debate político, econômico e social da América Latina| Foto: Divulgação/Fórum da Liberdade

Este conteúdo foi corrigido na segunda-feira (24), às 16h15. O texto original informava de maneira equivocada o tema do Fórum de 2022. Aos leitores, as nossas sinceras desculpas.

Com o tema “você é livre para discordar?”, a 35ª edição do Fórum da Liberdade, considerado o maior evento liberal do país, ocorrerá neste ano nos dias 11 e 12 de abril, em Porto Alegre (RS). Estudiosos, empreendedores, representantes públicos e influenciadores nacionais e internacionais se reunirão na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), em Porto Alegre, para analisar as restrições que têm sido impostas a opiniões dissonantes, seja nas mídias sociais e em relações individuais, seja nas organizações privadas ou nas instituições públicas. Além das vagas presenciais, o Fórum terá transmissão online gratuita.

Promovido pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE) desde 1988, o encontro já foi reconhecido pela revista norte-americana Forbes como o maior espaço de debate político, econômico e social da América Latina. Segundo a instituição, o objetivo é analisar questões por meio do amplo debate de opiniões, sugestões de alternativas e caminhos para uma sociedade mais livre e próspera.

O tema do Fórum deste ano parte das ameaças à liberdade de expressão para debater até que ponto a defesa de uma posição justifica a supressão de vozes contrárias. A prática tem se materializado de diversas formas: boicotes a empresas que não demonstrem engajamento ao “politicamente correto”, cerceamento à livre manifestação em decisões do Poder Judiciário, bloqueio de pessoas que questionem um ponto de vista ou a veracidade de um fato – a chamada “cultura do cancelamento” – e eliminação de debates em torno de assuntos polêmicos.