O ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles.| Foto: José Cruz/Agência Brasil.
Ouça este conteúdo

O ex-presidente do Banco Central e ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou na noite desta quarta-feira (26) que o ministro da economia, Paulo Guedes, fracassou em sua função e “mostra uma incompreensão básica da realidade”. Mais cedo, Guedes criticou Meirelles durante encontro com empresários. O ministro disse que o teto de gastos foi “muito mal construído” e Meirelles – que foi o criador da regra fiscal - nem economista é.

“É um ministro que, debaixo de todo o falatório enorme, ele simplesmente não faz tudo aquilo que anuncia e tudo aquilo que promete. Ele mostra uma incompreensão básica da realidade e, evidentemente, parte para o desespero. Isso mostra o desespero de quem passou a vida inteira esperando um cargo, de repente, fracassa nessa função e depois estão aí perdendo a eleição”, afirmou Meirelles em entrevista à CNN Brasil. O ex-ministro apoia a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da silva (PT).

Questionado se acredita que as críticas de Guedes são devido a uma possível frustração por não ter sido bem sucedido à frente do ministério, Meirelles concordou. “Sim. E pela comparação que todos fazem e o irritam, com o sucesso do período onde estive, por exemplo, no Banco Central por oito anos, onde o Brasil cresceu 4%, em média, por ano e gerou 11 milhões de empregos… Isso é frustrante, irritante, possivelmente para ele”, disse o ex-presidente do BC.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]