As caixas de recompensas virtuais para jogadores de jogos eletrônicos têm preocupado parlamentares britânicos. Chamadas de loot boxes, essas caixas são usadas dentro de games como uma forma de monetização: a pessoa não paga para adquirir o jogo, mas compra pacotes para obter benefícios enquanto joga. Há jogadores que, em busca de itens raros ou valiosos, acabam comprando dezenas de loot boxes.
Além do incentivo às apostas e ao comportamento viciante, o Parlamento britânico chama a atenção para a criação de um mercado ilícito de recompensas. Isso porque, extraoficialmente, jogadores oferecem os itens adquiridos a preços bem acima do que é cobrado pelas companhias de games. Como forma de resolver o problema, os parlamentares desenvolveram um relatório que recomenda que esses itens não sejam mais vendidos, mas oferecidos dentro do jogo, conforme o desempenho do jogador.
Essa não é uma preocupação apenas dos britânicos. Nos Estados Unidos, o senador Joe Hawley propôs banir as loot boxes dos jogos. As companhias Sony, Microsoft e Nintendo vão exigir que até 2020 todos os jogos deixem claras as recompensas oferecidas aos jogadores. Esse procedimento já é exigido nos jogos produzidos na China.