Chamadas de loot boxes, caixas de benefícios são usadas dentro de jogos como uma forma de monetização| Foto: Bigstock

As caixas de recompensas virtuais para jogadores de jogos eletrônicos têm preocupado parlamentares britânicos. Chamadas de loot boxes, essas caixas são usadas dentro de games como uma forma de monetização: a pessoa não paga para adquirir o jogo, mas compra pacotes para obter benefícios enquanto joga. Há jogadores que, em busca de itens raros ou valiosos, acabam comprando dezenas de loot boxes.

Além do incentivo às apostas e ao comportamento viciante, o Parlamento britânico chama a atenção para a criação de um mercado ilícito de recompensas. Isso porque, extraoficialmente, jogadores oferecem os itens adquiridos a preços bem acima do que é cobrado pelas companhias de games. Como forma de resolver o problema, os parlamentares desenvolveram um relatório que recomenda que esses itens não sejam mais vendidos, mas oferecidos dentro do jogo, conforme o desempenho do jogador.

Essa não é uma preocupação apenas dos britânicos. Nos Estados Unidos, o senador Joe Hawley propôs banir as loot boxes dos jogos. As companhias Sony, Microsoft e Nintendo vão exigir que até 2020 todos os jogos deixem claras as recompensas oferecidas aos jogadores. Esse procedimento já é exigido nos jogos produzidos na China.

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