Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Estado de calamidade

Ministério da Economia prorroga vencimento de tributos para moradores de Petrópolis

Ministério da Economia
Fachada do Ministério da economia na Esplanada dos Ministérios. (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)

Ouça este conteúdo

O Ministério da Economia publicou nesta sexta-feira (18) um conjunto de medidas para auxiliar a população de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, em estado de calamidade pública após ser atingido por fortes chuvas. Até esta tarde, o número de mortes pelas fortes chuvas em Petrópolis chegou a 136, outras 213 pessoas estão desaparecidas, segundo a Polícia Civil. A decisão prorroga até 31 de maio de 2022 as datas de vencimento dos tributos federais com vencimento original em fevereiro e março deste ano, incluindo os débitos parcelados.

A parcela que teria vencimento em fevereiro foi postergada para 31 de maio de 2022 e os pagamentos que venceriam em março foram adiados para 30 de junho de 2022. Também está suspenso o prazo de atos processuais no período entre 15 de fevereiro a 31 de maio que envolvam contribuintes do município.

Segundo a Receita Federal, a portaria não se aplica aos tributos abrangidos pelo Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Simples Nacional). Além das prorrogações nos vencimentos das parcelas, a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) suspendeu por 90 dias as ações de cobrança administrativa relacionadas a pessoas físicas e jurídicas com domicílio tributário no município de Petrópolis.

Foram interrompidos por 90 dias os prazos de recursos e impugnações relacionados a atos de cobrança da Dívida Ativa da União. O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) autorizou ainda o estado do Rio de Janeiro a prorrogar por 180 dias o pagamento do ICMS referente a fevereiro a abril, em seis parcelas, sem multas e juros.

Além disso, autorizou também a isenção do ICMS para a aquisição de equipamentos efetuada pelas empresas das cidades atingidas. Essa autorização também foi concedida pelo Confaz ao Espírito Santo, para auxiliar o município de Alegre, também atingido por fortes chuvas nos últimos dias. Com informações da Agência Brasil.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.