Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Portaria

Ministério do Trabalho proíbe demissão por falta de comprovante de vacinação

certificado de vacinação
Portaria do Ministério do Trabalho que proíbe empresas de exigirem comprovante de vacinação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União. (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

O Ministério do Trabalho publicou nesta segunda-feira (1º) uma portaria que proíbe empresas de exigirem comprovantes de vacinação para contratação ou manutenção do trabalhador. A portaria foi publicada em uma edição extra no Diário Oficial da União (DOU). A determinação considera que o pedido de certificado de imunização, bem como a demissão por justa causa pela falta dele, são discriminatórias. A informação foi divulgada pela CNN Brasil.

"Ao empregador é proibido, na contratação ou na manutenção do emprego do trabalhador, exigir quaisquer documentos discriminatórios ou obstativos para a contratação, especialmente comprovante de vacinação, certidão negativa de reclamatória trabalhista, teste, exame, perícia, laudo, atestado ou declaração relativos à esterilização ou a estado de gravidez", diz o texto.

O ministro do Trabalho, Onyx Lorenzoni, afirmou que a vacinação é uma decisão pessoal. "Vacinar ou não é uma decisão pessoal. Existem métodos como a testagem, as campanhas de incentivo, mas a discriminação não pode ser aceita. Governo Bolsonaro seguirá defendendo as liberdades individuais e as normas constitucionais de proteção do trabalho", disse o ministro em postagem no Twitter.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.