O ministro da Economia, Paulo Guedes: pacto federativo é a nova prioridade do governo.| Foto: Marcos Correa /PR
Ouça este conteúdo

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que uma mudança na presidência dos Estados Unidos não vai afetar a dinâmica de crescimento do Brasil. A declaração foi feita após Guedes ser indagado em evento sobre o impacto para o Brasil de uma provável eleição do candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden.

"Uma mudança nos Estados Unidos, que possivelmente deve acontecer, não afeta a nossa dinâmica de crescimento de forma alguma. Eventos internacionais atingem mais fluxo de investimentos, preços relativos, nível de dólar", explicou o ministro no evento Itau Macro Vision 2020. Ele ponderou que, caso o Brasil já tivesse aprovado os marcos regulatórios para destravar investimentos, o país até que poderia sentir uma diferença no nível de dólar, mas voltou a ressaltar que o ambiente externo não afeta diretamente o Brasil.

"O Brasil é um país de dimensão continental e com dinâmica própria de crescimento. Temos tudo para voltar a crescer 6%, 7%. O que deu errado nas últimas décadas foi o modelo econômico de desenvolvimento", afirmou, em crítica ao modelo que chama de "social-democracia", adotado nas últimas duas décadas. "O coração da economia [do Brasil] tá aqui, é capacidade de poupança interna, melhora do ambiente de negócios, taxação adequada", exemplificou, reforçando que acredita que o Brasil já está voltando com uma recuperação econômica forte.

Publicidade