O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou nesta terça-feira (14) a medida provisória (MP) que retoma o Minha Casa, Minha Vida. O petista participou da entrega de 684 moradias em Santo Amaro, na Bahia. Houve ainda entregas simultâneas pelo programa habitacional em Lauro de Freitas (BA), João Pessoa (PB), Contagem (MG) e Aparecida de Goiânia (GO).
No governo Bolsonaro o Minha Casa, Minha Vida foi substituído pelo Casa Verde e Amarela, com outros critérios. Segundo o Planalto, uma das principais novidades do novo programa é o retorno da Faixa 1, voltada para famílias com renda bruta de até R$ 2.640 (anteriormente, a renda exigida era de R$ 1.800).
A intenção do governo é destinar até 50% das unidades financiadas e subsidiadas ao público da Faixa 1. Além disso, famílias em situação de rua serão incluídas no programa e deve ocorrer a ampliação da locação social.
Durante o discurso, Lula fez um aceno aos prefeitos do país. “Vocês que são prefeitos de cidades pequenas e médias tenham certeza de que nós não esqueceremos de vocês na nossa administração. Um país não pode ser rico, se suas cidades são pobres”, afirmou.
Participaram do evento os ministros Rui Costa (Casa Civil), Márcio França (Portos e Aeroportos) e Wellington Dias (Desenvolvimento Social), os senadores Jaques Wagner (PT-BA) e Otto Alencar (PSD-BA) e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), entre outros.