No ar desde a última terça-feira (16), a plataforma "Não me Perturbe" já recebeu pedidos de bloqueio de ligações de telemarketing para 1,459 milhão de telefones em todo o Brasil. O número de usuários cadastrados no sistema, por sua vez, já somava 1,374 milhão até a manhã desta terça-feira (23), segundo informações da Anatel/Sinditelebrasil.
A criação da plataforma foi uma iniciativa das operadoras de telefonia e integra o acordo de autorregulação que tem por objetivo reduzir o volume de chamadas indesejadas recebidas pelos clientes. O cadastro na plataforma permite o bloqueio de ligações realizadas por oito operadoras - Algar, Claro (e a recém incorporada Net), Oi, Nextel, Sercomtel, Sky, Tim e Vivo - para a venda de produtos e serviços de telefonia fixa, celular, internet e tevê por assinatura.
Para solicitar o bloqueio, basta acessar o "Não me Perturbe", preencher o cadastro com seus dados pessoais (nome completo, CPF e e-mail) e criar login e senha. A partir deles, você poderá escolher o tipo de serviço e a operadora da qual não deseja receber ligações. O bloqueio é realizado em 30 dias corridos após o pedido.