Servidores pedem reajuste de 20%.| Foto: Fonasefe
Ouça este conteúdo

Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira (2), representantes de categorias do funcionalismo público federal afirmaram que não vão "arredar o pé" enquanto o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) não abrir uma mesa de diálogo e atender à reivindicação de reajuste salarial dos servidores.

"Não vamos sossegar. Vamos repetir 2021 ao cubo, envolvendo o conjunto do funcionalismo", afirmou Sergio Ronaldo, representante do Condserf, durante a coletiva.

Os servidores paralisaram suas atividades pela terceira vez em menos de um mês nesta quarta, em reivindicação à reposição salarial de 20%. O ato ocorreu pela manhã, na praça dos Três Poderes, em Brasília, e contou com cerca de 500 pessoas, representantes de pelo menos 50 categorias do Executivo, Legislativo e Judiciário.

Publicidade

Os servidores voltaram a repetir que há espaço no Orçamento da União de 2022 para a concessão de reajuste, e classificaram como "falácia" o argumento do governo de que não há dinheiro no caixa para conceder o aumento. O grupo afirmou, ainda, que há margem para a medida mesmo em relação aos limites da legislativos.

"O processo legislativo pra conceder reajuste é perfeitamente cabível", disse Paulo Barela, representante da Central Sindical e Popular Conlutas.