A busca por alternativas sustentáveis de energia chegou, também, à navegação. No início deste mês, a empresa norueguesa Hurtinger realizou a viagem inaugural do MS Roald Amundsen, primeiro navio de cruzeiro híbrido do mundo, que deslizou pelas águas da costa oeste do país alimentado apenas pela energia elétrica armazenada em suas grandes baterias.
Aliado à propulsão por combustão, o uso da energia elétrica deverá reduzir em 20% as emissões de CO² das viagens regulares da embarcação no comparativo com outras do mesmo tamanho - o navio tem 140 m de comprimento e capacidade para 530 hóspedes e 151 tripulantes. Além da "tecnologia verde", ele ainda é o primeiro navio de cruzeiro projetado para ser livre de plástico de uso único, segundo a Hurtinger.
"Isso abre um novo capítulo na história marítima. Com a introdução do MS Roald Amundsen, a Hurtigruten estabelece um novo padrão não apenas para cruzeiros, mas para toda a indústria naval", disse, em nota, Daniel Skjeldam, CEO da empresa.