A Nestlé está vendendo seu negócio de sorvetes nos EUA, que inclui marcas como Haagen-Dazs e Drumstick, para uma joint venture com a empresa de private equity PAI Partners por US$ 4 bilhões. O empreendimento, Froneri, foi criado em 2016 quando a empresa suíça fundiu seu negócio de sorvetes na Europa com a R&R, de propriedade da PAI. Agora, a empresa está se expandindo para criar um concorrente a altura da Unilever, líder global em sorvetes, detentora das marcas Ben & Jerry's e Magnum.
"A Nestlé luta contra a Unilever há anos", disse Duncan Fox, analista da Bloomberg Intelligence. "Ter um foco completo no sorvete torna mais provável que as marcas combinadas concorram com a escala global da Unilever".
O negócio de sorvete dos EUA, que estava sendo desinvestido, teve vendas de US$ 1,8 bilhão em 2018, enquanto a Froneri teve uma receita de 2,9 bilhões de francos suíços (US$ 2,9 bilhões), disse a Nestlé. O acordo dará à Froneri uma participação de mercado global de 10%, em comparação com os 18% da Unilever, de acordo com a Bloomberg Intelligence, citando dados do Euromonitor. Mesmo quando a Nestlé se afasta do sorvete, a Unilever diz que está aderindo a ela. A empresa disse em outubro que o crescimento no verão foi retido pelo desempenho lento da categoria na Europa, depois que o clima quente do ano anterior aumentou as vendas.