O ministro da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Alexandre Padilha, afirmou nesta sexta-feira (24) que o governo vai liberar R$ 3 bilhões em emendas para municípios. “São verbas que deixaram de ser pagas às prefeituras pelo governo anterior. Agora, o presidente Lula autorizou a liberação do recurso, que sai direto do governo federal para os municípios”, disse o ministro no Twitter.
Na próxima semana, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) vai realizar a Marcha dos Prefeitos, em Brasília. A liberação dos recursos ocorre após a insatisfação de parlamentares, já que as emendas fazem parte das cotas individuais que são destinadas para obras em suas bases eleitorais. “Vamos liberar R$ 3 bilhões em recursos de emendas parlamentares para ajudar na reconstrução de cerca de 3 mil municípios brasileiros”, afirmou Padilha.
“Esses recursos só vão chegar graças ao diálogo e à cooperação entre o Congresso e o governo federal. As emendas foram apresentadas por parlamentares de diversos partidos e o governo analisou todas elas com base em critérios técnicos”, acrescentou.