Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Concessão de aeroportos

Paes questionará TCU sobre inclusão do Santos Dumont em edital da Anac

Prefeito do Rio critica inclusão do Santos Dumont no edital de concessão sem restrições à sua expansão. (Foto: Tania Rego/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), afirmou que vai acionar o Tribunal de Contas da União (TCU) contra a inserção do Santos Dumont no edital de concessão de aeroportos aprovado pela Anac e que ainda precisam passar pela análise da Corte de Contas. O terminal lidera o bloco RJ-MG, ao lado dos aeroportos de Jacarepaguá, Montes Claros, Uberaba e Uberlândia.

O governo do Rio vinha pedindo à Anac que o modelo estabelecido no edital permitisse tempo de recuperação para o Aeroporto Internacional do Galeão, incluindo restrições à expansão do Santos Dumont de acordo com O Globo. O pedido tem relação com relevante queda no volume de passageiros vindos do exterior em decorrência da pandemia de Covid-19.

A única mudança promovida pela Anac, no entanto, foi o aumento no prazo para as obras de expansão no chamado período para investimentos obrigatórios em infraestrutura, que foi de 3 para 5 anos, o que na avaliação de Paes é insuficiente. "Essas medidas incluídas no edital são meramente paliativas e não vão suprir a falha de mercado que a gente possui no Rio de Janeiro. Essa questão não pode ser tratada com uma simples lógica de livre mercado. As alterações feitas no edital não contemplam a cidade do Rio de Janeiro", disse Paes.

O edital prevê a concessão de 16 aeroportos com soma de valor mínimo de outorga de R$ 905,8 milhões. Além do bloco que inclui o Santos Dumont, o material elaborado pela Agência Nacional de Aviação Civil prevê ainda a concessão de mais dois blocos: São Paulo-Mato Grosso do Sul-Pará (composto por Congonhas, Campo de Marte, Campo Grande, Corumbá, Ponta Porã, Santarém, Marabá, Parauapebas e Altamira) e e outro formado pelos terminas de Belém (PA) e Macapá (AP).

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.