O Banco Central informou nesta terça-feira (15) que o Pan foi o banco líder em reclamações contra instituições financeiras no terceiro trimestre de 2019. O banco registrou índice de 149,58. Em segundo lugar, aparece o BMG (82,33) e, em terceiro, o Bradesco (24,16). Na lista, estão os bancos e as financeiras com mais de 4 milhões de clientes. O índice é calculado com base no número de queixas consideradas precedentes, dividido pelo número de clientes da instituição, multiplicado por 1.000.000. Na prática, quanto maior o índice, pior a classificação da instituição.

Ainda na lista, o Banrisul aparece como a quarta instituição mais reclamada (índice de 22,57). Na sequência estão Santander (21,03), Banco do Brasil (19,13), Caixa Econômica Federal (18,97), Votorantim (14,83), Itaú (14,46), Banco CSF (9,44), Omni (8,98), Midway (7,08), Realize (2,86), Banco do Nordeste (0,41) e Sicredi (0,00).

Entre as reclamações mais frequentes estão irregularidades relativas à oferta ou prestação de informação sobre produtos e serviços de forma inadequada e irregularidades ligadas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito. Até a publicação deste texto, a reportagem não havia obtido posicionamento das instituições citadas.

Segundo o banco Pan, a instituição financeira tem se destacado na efetiva adoção de medidas concretas para a melhoria e modernização de produtos, processos e qualidade do atendimento ao consumidor.

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