Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Cibersegurança

Para minerar criptomoeda, funcionários fazem “gato” em usina nuclear

Exposição do sistema da Ucrânia Sul para mineração de criptomoeda pode esconder possível ataque cibernético (Foto: Divulgação)

Na Ucrânia, autoridades estão investigando falhas de cibersegurança em uma usina próxima à cidade de Yuzhnoukrainsk. Em julho, funcionários do local teriam aproveitado a fonte de energia do instituto, assim como a rede com acesso à internet, para fazer funcionar um sistema de mineração de criptomoedas. O problema é que, com isso, deixaram todo o sistema vulnerável. Estuda-se a hipótese de que houve exposição proposital das informações do sistema para uma posterior invasão e ataque cibernético.

Segundo o site ucraniano Unian, agentes da agência de inteligência ucraniana, a SBU, interromperam o esquema ao invadir a usina e levar equipamentos de informática estranhos ao trabalho da unidade. A desconfiança se deu porque a parte da rede que foi exposta dava acesso apenas às operações de administração e não ao reator nuclear.  Havia computadores até mesmo nos alojamentos da Guarda Nacional, encarregados da segurança da usina. As informações são da Época Negócios.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.