Bancos e fintechs que integram o Conselho Deliberativo do open banking solicitaram ao Banco Central que adie o início da fase 3, prevista para a segunda-feira (30). A avaliação é de que o cronograma seria "inexequível". Segundo as instituições, o cronograma previsto pelo BC é muito apertado e os participantes não estariam preparados para mais esse avanço em meio a correções de falhas da fase 2, implantada a partir de 13 de agosto (também após adiamento).
Segundo informação do jornal Valor Econômico, a solicitação feita por meio de carta ao presidente do BC, Roberto Campos Neto, foi pelo adiamento por dez semanas. O Banco Central não se manifestou até a publicação.
A fase 3 do open banking prevê a integração de serviços de iniciação de pagamentos, com a possibilidade de realização de compras e transferências fora do ambiente do banco (aplicativo ou internet banking). O Pix será o primeiro contemplado, seguido por outros formatos em meses posteriores, com inserção de TED, boletos e débito em conta.