Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Premiação

Petição pede que Paulo Guedes seja indicado ao Nobel da Economia de 2022

“Já não resta quaisquer duvidas quanto ao gestor que melhor tem conseguido sucesso ao administrar uma economia em estresse”, diz o requerimento pedindo a indicação de Guedes. (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

Uma petição compartilhada na internet pede que o ministro Paulo Guedes seja indicado ao Prêmio Nobel da Economia neste ano. Na reivindicação, que já foi assinada por 17.736 pessoas, o autor do pedido argumenta que os três últimos anos foram trágicos para a economia mundial, que a forte estagnação na produção provocou desequilíbrio nas contas governamentais, atingindo todos os países, sem exceções, e que diante desse cenário, primeiro a pandemia e depois uma guerra, tem sido possível avaliar e comparar os resultados das ações dos gestores públicos na área de economia e finanças.

A publicação foi compartilhada por nomes de dentro do governo. “Já tinha nome consolidado e estabilidade financeira, mas juntou-se a Bolsonaro e pegou o Brasil na sua pior crise política, ética e econômica de sua história. Some a isso 1 pandemia e 1 guerra. Ainda assim a economia só melhora”, escreveu o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) em seu perfil do Twitter no domingo (7). A mensagem também foi compartilhada por seu irmão, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

“Já não resta quaisquer duvidas quanto ao gestor que melhor tem conseguido sucesso ao administrar uma economia em estresse”, diz a petição, em referência a Guedes. “Suas ações rápidas e técnicas, e diante das adversidades externas e internas, conseguiram salvar empresas e população com auxílios emergenciais bem dirigidos e com severas medidas visando reduzir o custo de vida da população e facilitar os negócios das empresas”, diz o requerimento.

“As ações coordenadas quanto ao aumento das taxas de juros, estão, agora, sendo seguidas por outras nações. E, enquanto a maioria dos países sofre com inflação em alta, produto interno bruto em baixa e contas públicas em colapso, o Brasil mostra o oposto, crescendo mais do que o previsto, gerando novos empregos, controlando a inflação e demonstrando força como potencia energética e com capacidade de suprir grande parte da demanda mundial por alimentos. Com tudo isso, faz-se justa a indicação do ministro da economia do Brasil, Paulo Roberto Nunes Guedes, ao prêmio Nobel de Economia 2022”, argumenta o autor do pedido.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.