A Petrobras anunciou, na manhã desta quarta (17), que identificou a presença de hidrocarbonetos em um poço que está sendo perfurado na Bacia de Santos, na região Sudeste do país, com potencial de exploração de petróleo ou gás natural. A nova reserva é um “remanescente do Pré-Sal” com “excelente qualidade”, segundo a companhia.
“O poço está em perfuração e o intervalo portador de petróleo foi constatado por meio de perfis elétricos e amostras de fluido, que serão posteriormente caracterizadas por meio de análises de laboratório. Esses dados permitirão avaliar o potencial e direcionar as próximas atividades exploratórias na área”, disse a estatal em um comunicado (veja na íntegra).
Com isso, o consórcio formado pela Petrobras e a Pré-Sal Petróleo S.A. vai dar continuidade à perfuração do poço até a profundidade prevista de 1,9 mil metros de profundidade para caracterizar as condições dos reservatórios encontrados.
A descoberta na nova reserva de hidrocarbonetos ocorre em um momento em que a companhia estuda também a exploração de petróleo na chamada "Margem Equatorial", na costa da região Norte do país, próximo à foz do Rio Amazonas.