A Petrobras anunciou nesta terça-feira (10) uma redução de 11,1% em R$/m³ no preço de venda do gás natural para as distribuidoras. Segundo a petroleira, os novos valores passam a valer a partir do dia 1º de fevereiro, conforme os contratos acordados pela Petrobras com as distribuidoras.
De acordo com empresa, esses contratos prevêem atualizações trimestrais e vinculam a variação do preço do gás às oscilações do petróleo Brent e da taxa de câmbio. Durante esse período, o petróleo teve queda de 11,9% e o câmbio teve depreciação de 0,2%. Houve ainda, conforme previsto nos contratos celebrados no final de 2021, e com vigência de 01/01/2022 a 31/12/2025, redução na fórmula de precificação que passou de 16,75% do Brent para 14,40% do Brent.
A Petrobras ressalta que o preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo preço de venda da companhia, mas também pelo portfólio de suprimento de cada distribuidora, assim como por suas margens (e, no caso do GNV, dos postos de revenda) e pelos tributos federais e estaduais.
"Além disso, as tarifas ao consumidor são aprovadas pelas agências reguladoras estaduais, conforme legislação e regulação específicas. Importante informar que a atualização anunciada para 01/02/23 não se refere ao preço do GLP (gás de cozinha), envasado em botijões ou vendido a granel”, informou a Petrobras em nota.