Segundo a Petrobras, sua rede de fibra óptica abrange todas as regiões do país, conectando diversas capitais e regiões metropolitanas.| Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
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A Petrobras anunciou na última semana que iniciou o processo de venda de sua rede de fibra óptica onshore com extensão aproximada de 8 mil quilômetros. A empresa divulgou um teaser com as principais informações sobre a oportunidade, bem como os critérios de elegibilidade para a seleção de potenciais participantes do processo de compra. A Ernst Young foi contratada para assessorar o negócio. De acordo com a estatal, a operação está alinhada à estratégia de otimização do portfólio e à melhora de alocação do capital da companhia, visando à maximização de valor e maior retorno à sociedade.

Em nota, a Petrobras afirma que sua rede de fibra óptica abrange todas as regiões do país, conectando diversas capitais e regiões metropolitanas. “A rede de fibra ótica é composta por cabos enterrados que possuem, em sua grande maioria, capacidade de 36 fibras ópticas cada, acondicionados em tubos de polietileno de alta densidade PEAD (bi tubo) para maior proteção e versatilidade de manutenção”, diz a estatal. As fibras estão distribuídas nacionalmente seguindo as faixas de gasodutos e oleodutos do Nordeste ao Sul e um trecho na região Norte. Os ativos serão vendidos em 4 blocos – Norte, Nordeste, Sul e Sudeste – segmentadas conforme as faixas de dutos.

“A rede de fibra óptica da Petrobras possui rotas para conexões de fundamental importância, servindo de plataforma para expansões estratégicas. Representa uma oportunidade de rápida expansão para operadores estabelecidos tanto em nível nacional quanto regional, permitindo ganho de tempo de implantação. O leilão para o 5G realizado pela ANATEL movimentou R$47 bi, o que mostra o interesse do mercado por estas redes, que não funcionam sem redes de transmissão de alta capacidade”,  diz a apresentação da empresa.

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