Petroleira brasileira irá negociar 100% de sua participação acionária na Petrobras Operaciones S.A. (POSA), subsidiária integral da Petrobras na Argentina.
Petroleira brasileira irá negociar 100% de sua participação acionária na Petrobras Operaciones S.A. (POSA), subsidiária integral da Petrobras na Argentina.| Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Petrobras informou nesta sexta-feira (14) que iniciou a etapa de divulgação da oportunidade referente à venda de 100% de sua participação acionária na Petrobras Operaciones S.A. (POSA), subsidiária integral da Petrobras na Argentina e detentora de participação de 33,6% no Campo de Rio Neuquén. Segundo a petroleira, as principais etapas subsequentes do projeto serão informadas oportunamente ao mercado.

Em nota, a Petrobras afirma que a operação está alinhada à estratégia de otimização do portfólio e à melhora de alocação do capital da companhia, visando à maximização de valor e maior retorno à sociedade. As operações no país vizinho estão concentradas em campos de gás e petróleo.

A POSA é uma empresa da Petrobras constituída na Argentina, onde detêm 33,6% de participação no campo de Rio Neuquén, localizado nas províncias de Rio Neuquén e Rio Negro, sendo este seu único ativo no país. A petroleira brasileira possui participação na POSA por meio de suas subsidiárias PIB BV (Petrobras International Braspetro B.V.), com 95%, e PVIE (Petrobras Valores Internacionais de España), com 5%.

A produção de Rio Neuquén é majoritariamente oriunda de reservatórios não convencionais (tight gas) das formações Punta Rosada e Lajas. Em setembro de 2022, a produção da POSA foi de 1,52 MM m³/d de gás natural e 0,7 mil bpd de óleo, condensado e gasolina.