O conselho de administração da Petrobras confirmou, na noite desta quarta (22), o mandato de Jean Paul Prates como presidente pelos próximos dois anos e a eleição de sete membros para a nova diretoria executiva. O presidente e os novos diretores ocupam os cargos até 13 de abril de 2025 (veja na íntegra).
Os nomes dos novos diretores haviam sido indicados por Prates no começo de fevereiro e estavam sob análise de comitês internos além do conselho. Veja quem são:
- Comercialização e Logística: Claudio Romeo Schlosser;
- Exploração e Produção: Joelson Falcão Mendes;
- Desenvolvimento da Produção: Carlos José do Nascimento Travassos;
- Transformação Digital e Inovação: Carlos Augusto Burgos Barreto;
- Relacionamento Institucional e Sustentabilidade: Clarice Coppetti;
- Financeiro e de Relacionamento com Investidores: Sérgio Caetano Leite;
- Refino e Gás Natural: William França da Silva.
Por outro lado, a diretoria executiva de Governança e Conformidade segue ocupada por Salvador Dahan, com mandato até maio e processo de contratação e desligamento diferenciado, segundo informou a Petrobras à Gazeta do Povo.
De acordo com a estatal, a nomeação de um novo diretor desta diretoria se dá por uma empresa especializada na contratação de executivos, com a sugestão de três candidatos com notório reconhecimento de competência na área.
Havia, ainda, a expectativa de se criar uma diretoria voltada à transição energética, área em que a Petrobras pretende investir US$ 4,4 bilhões (R$ 22,5 bilhões) na descarbonização de operações, biorrefino e competências para o futuro. A estatal afirma que o novo cargo será discutido pelos novos diretores e, em seguida, submetido “à aprovação dos órgãos societários competentes, conforme os trâmites internos de governança aplicáveis”.